Quando se fala em Braga, imediatamente se pensa na sua história grandiosa, nos seus belos monumentos e veneradas tradições, mas a verdade é que a cidade não se deixou prender ao passado e apresenta-se hoje como um dos mais desenvolvidos e dinâmicos polos urbanos portugueses. Um destino carismático e aberto ao mundo, que o Fidalguinho tem o orgulho de te dar a conhecer, partindo de 5 grandes temas: História, Cultura & Arte, Gastronomia, Natureza & Atividade Física e Comércio. No final, encontras ainda o roteiro para um dia em cheio na cidade!
Resumir os mais de dois mil anos da cidade de braga não é tarefa fácil — nem mesmo para o fidalguinho, que conhece a cidade como ninguém! Foram etapas e etapas de desenvolvimento contínuo, datas memoráveis, períodos especialmente prósperos e muitas personalidades marcantes, até chegarmos à braga de hoje. Felizmente, foram sendo deixados testemunhos e marcas ao longo desta notável trajetória — dos registos escritos ao património edificado, das obras de arte às peças de vestuário, das receitas de cozinha ao artesanato —, que facilitam a tarefa de contar a história. Assim, e porque acreditamos que qualquer visita turística deve começar pelo enquadramento histórico do local e pelos seus monumentos mais relevantes, é por aí que vamos!
Braga não conquista quem a visita apenas pelo seu património histórico ou pela sua movida cultural. Também conquista pelo estômago. Representante Ilustre da melhor cozinha do minho, aqui o difícil é resistir a tantas coisas boas, que vão desde pratos principais cheios de caráter a doces de comer e chorar por mais, passando pelo vinho verde ou as mais recentes cervejas artesanais. E até por produtos raros, como a maçã porta da loja, uma variedade local.
De entre as várias designações atribuídas a braga, uma delas é o título de ‘capital do comércio’. E não se pense que este título certeiro foi ganho recentemente: há muitos séculos que os mercados e as oficinas de braga eram frequentados não só pelos locais, como por fregueses oriundos de concelhos distantes, e até de espanha, para se abastecerem dos mais variados produtos. Um rodopio que ainda se mantém, sobretudo ao fim de semana e em datas festivas. Em conjunto com sucessivas gerações de comerciantes dedicados e resilientes, braga orgulha-se de ter conseguido preservar um conjunto absolutamente admirável de lojas com fartas décadas e até séculos de existência, que fazem parte do quotidiano dos bracarenses.
A pressão populacional nas cidades nem sempre permite o desejado equilíbrio entre natureza e oferta de habitação e serviços. Braga também tem lidado com este exigente desafio e, se no centro histórico os espaços verdes foram muitas vezes substituídos por edificações, a verdade é que basta afastares-te da cidade meia dúzia de quilómetros, para entrares em cenários de ruralidade profunda, onde os campos, as matas e as vinhas se apoderam da paisagem.
Se valorizas ar puro e atividades de exterior, inclui os que se seguem no teu roteiro. E se gostas de conciliar as visitas turísticas com a prática de exercício físico, temos para ti sugestões bem ativas!
Braga é uma cidade de emoções. Ponto de encontro de gente, de ideias e de culturas. Aqui há juventude — olá, universidade do minho! Há sábios anciãos e há quem chegue de outros cantos do mundo. Há património e há identidade. Há artes e ofícios únicos. Há velhos hábitos para manter. E novos para criar. Uma cidade que adora o seu passado, mas que vive com os dois pés no futuro. Quanto ao presente, esse é para aproveitar ao máximo! Para que possas seguir o exemplo do fidalguinho, que não perde um único acontecimento, concerto ou exposição, apresentamos-te os principais espaços e dinâmicas culturais da cidade, incluindo as suas famosas tradições.
O QUE É ISSO DE ‘TURISTAR À FIDALGUINHO’? É FAZER O QUE O FIDALGUINHO MAIS GOSTA: PERCORRER A CIDADE DE SEMPRE, PROCURANDO NOVOS RECANTOS. É VISITAR O CENTRO HISTÓRICO PELA ENÉSIMA VEZ COMO SE FOSSE A PRIMEIRA. É ENCONTRAR UM GRUPO DE TURISTAS E, COMO ESTES, SORRIR DE EXPRESSÃO ARREGALADA PERANTE A MONUMENTALIDADE DA SÉ, O ESPLENDOR DO THEATRO CIRCO OU A GRANDIOSIDADE DO BOM JESUS. É PODER CONFIRMAR AOS VISITANTES QUE “SIM, A SEMANA SANTA EM BRAGA É ABSOLUTAMENTE IMPERDÍVEL”. É VESTIR-SE A RIGOR PARA A BRAGA ROMANA E APROVEITAR OS EVENTOS DO INÍCIO AO FIM. É CONHECER OS MELHORES SÍTIOS PARA PROVAR AS ADO. É FAZER DE BRAGA O MELHOR DESTINO, TODOS OS DIAS!
Com vinte e muitos anos, nascido e criado em Braga, o Fidalguinho é o guia turístico mais acarinhado da cidade. Otimista, descontraído e muito falador, conhece histórias e piadas capazes de alegrar o espírito da pessoa mais empedernida. Em pequeno, já se destacava na rua do Souto, onde cresceu na mercearia da sua avó Maria. Aliás, é comum ouvi-lo a afirmar, orgulhosamente, ser a pessoa que mais subiu e desceu aquela mítica rua. Sempre de sorriso posto, não perde uma oportunidade de conhecer pessoas e de lhes mostrar o burgo pelo qual é apaixonado. Com uma energia contagiante, fala tão rápido que parece que as suas palavras estão a correr uma maratona! Encontra beleza em qualquer cantinho da cidade e basta que ouça a palavra ‘Braga’ para ficar todo arrepiado. Apesar de não ser fluente em inglês — nem em qualquer outra língua estrangeira, sejamos sinceros —, o Fidalguinho tem o dom de se fazer entender através de gestos cómicos e expressões faciais hilariantes. Consegue assim comunicar com toda a gente, venham da vizinha Espanha ou da lonqínqua Mongólia: um verdadeiro mestre na arte da mímica turística. Só há uma coisa que nunca entendeu: por que raio se chama Fidalguinho?
como chegar
40MIN
autocarro
Diretamente do Aeroporto
Francisco Sá Carneiro, Maia
45MIN
AUTOCARRO
A partir do Terminal Intermodal de Campanhã, Porto
55MIN
COMBOIO
A partir das Estações de Campanhã ou de São Bento, Porto
45MIN
carro
Do Porto, pela autoestrada A3
1H 25MIN
CARRO
De Vigo, pelas autoestradas A55 (ES), A3 e A11 (PT)
6H 15MIN
carro
De Madrid, pelas autoestradas A72 e A75 (ES) e A7 e A11 (PT)
1H 55MIN
CARRO
De Santiago de Compostela, pelas autoestradas AP9 (ES) e A3 (PT)
Ah, e se chegares a Portugal através do Terminal de Cruzeiros do Porto de Leixões, também podes chegar a Braga facilmente, de comboio: basta apanhar um táxi até à estação ou apanhar o autocarro e depois o metro até Campanhã ou São Bento • 1h 45 min
ONDE DORMIR
DE FORMA DESCONTRAÍDA
COM COZINHA
DE FORMA REQUINTADA
ONDE DORMIR
POSTO DE TURISMO DE BRAGA
Avenida da Liberdade, 1
www.visitbraga.travel
Lembra-te: antes de visitar qualquer local, informa-te sobre preços, horários e possibilidade de visitas guiadas
COMO PERCORRER
A PÉ
Diretamente do Aeroporto
Francisco Sá Carneiro, Maia
DE AUTOCARRO (TUB)
Nomeadamente para ir aos pontos de interesse mais afastados, como
o Santuário do Bom Jesus ou o Santuário do Sameiro.
DE TÁXI OU TVDE
EM AUTOCARRO TURÍSTICO
TUK-TUK
NÚMERO DE EMERGÊNCIA
112
POLÍCIA DE SEGURANÇA PÚBLICA
1ª Esquadra
Largo de São Tiago, n.º 6
Tel.: 253 200 420
2ª Esquadra
Praça da Justiça, n.º 190
Tel.: 253 613 252
HOSPITAL DE BRAGA
Rua das Sete Fontes
Tel.: 253 027 000
TROFA SAÚDE BRAGA SUL (PRIVADO)
R. da Igreja, 61
Tel.: 253 680 200
HOSPITAL LUSÍADAS (PRIVADO)
Rua da Escola de Enfermagem
Tel.: 253 079 579