AS RESPOSTAS DO FIDALGUINHO
A 10 QUESTÕES PRÁTICAS.
A NELITA
Av. Central, 177
BIOBRASSICA
Av. Dr. António Palha 15 Loja 13 · 253 271 187
ALECRIM DOURADO
Rua Dr. Francisco Duarte, 75, Loja 7
CACAU BIO
Av. Dr. António Palha, no92
FRASCO A FRASCO
Rua D. Gonçalo Pereira, 75
BOUTIQUE ARTESANAL
Rua de São José no 126
DOCE DECOR
Rua Conselheiro Lobato, 501
DOCE MARTA
Rua Andrade Corvo, 206
PLANET PARTY
Av. Padre Júlio Fragata, 111
D`INVENTOS
R. Gabriel Pereira de Castro 108
B. STORE
Largo Madre de Deus n° 103
30`S FESTAS
R. José António Cruz 195
VITÓRIA RÉGIA
Bragashopping: Av. Central
Sim! E também botões, fitas e elásticos. No Pereira das Violas, em plena Avenida Central, 56, há tudo isto embrulhado em mais de 100 anos de história. Outra loja onde encontrar este tipo de artigos é a Retrosaria Gold Center, na Av. da Liberdade.
A AEB, com sede na Rua D. Diogo de Sousa, 91, dispõe de uma série de serviços de apoio ao empreendedorismo. Sabe mais em aebraga.pt
No Balcão Único do Município, a funcionar na entrada principal do Convento do Pópulo, situado na Praça Conde de Agrolongo. Este serviço também está disponível online em www.balcaounico.cm-braga.pt. Existe ainda um contacto telefónico da autarquia de apoio ao cidadão: 253 61 60 60.
Na Loja do Turismo, na esquina entre a Avenida da Liberdade e a Avenida Central, costuma haver uma bela amostra de artesanato regional. Se não tiverem o que procuras, dizem-te onde podes encontrar os objetos mais interessantes e genuínos.
Alameda do Fujacal, 99
Na Casa Silva, situada na R. D. Frei Caetano Brandão, 62, vais encontrar saber e paciência para tudo o que são arranjos em calçado e artigos de couro. No Zé das Solas também encontras simpatia e produtos em pele originais.
Praça Manuel Fernandes da Silva, 57
A relojoaria Maurício Queiroz, instalada no nº 4 da R. D. Frei Caetano Brandão, é o sítio ideal. Nesta loja centenária, a funcionar desde 1903, os mestres sabem tudo sobre mecânica relojoeira.
FOTO LANDYA
Rua D. Pedro V
FOTO TRAVEL
Centro Comercial Santa Bárbara
SANTA CRUZ ESTÚDIOS
Largo de Sta. Cruz
Há cursos livres de fotografia e arte na associação Velha-a-Branca. A Academia Sénior é um projeto do município de Braga que oferece aulas sobre diversos temas, desde História a Teatro, Inglês e Informática, para pessoas com mais de 65 anos. Para esta faixa etária, também encontras cursos na Universidade Sénior Santa Maria de Braga. O Atelier Cobalto oferece workshops de cerâmica. No Museu D. Diogo de Sousa, há cursos pontuais sobre arqueologia. O Conservatório de Música Calouste Gulbenkian de Braga oferece um curso de dança. Na Universidade do Minho encontras várias formações não conferentes de grau. Na Associação Empresarial de Braga (AEB) e no IEFP de Braga estão disponíveis vários cursos de formação e capacitação profissional.
Rua do Forno, 22
Com vinte e muitos anos, nascido e criado em Braga, o Fidalguinho é o guia turístico mais acarinhado da cidade. Otimista, descontraído e muito falador, conhece histórias e piadas capazes de alegrar o espírito da pessoa mais empedernida. Em pequeno, já se destacava na rua do Souto, onde cresceu na mercearia da sua avó Maria. Aliás, é comum ouvi-lo a afirmar, orgulhosamente, ser a pessoa que mais subiu e desceu aquela mítica rua. Sempre de sorriso posto, não perde uma oportunidade de conhecer pessoas e de lhes mostrar o burgo pelo qual é apaixonado. Com uma energia contagiante, fala tão rápido que parece que as suas palavras estão a correr uma maratona! Encontra beleza em qualquer cantinho da cidade e basta que ouça a palavra ‘Braga’ para ficar todo arrepiado. Apesar de não ser fluente em inglês — nem em qualquer outra língua estrangeira, sejamos sinceros —, o Fidalguinho tem o dom de se fazer entender através de gestos cómicos e expressões faciais hilariantes. Consegue assim comunicar com toda a gente, venham da vizinha Espanha ou da lonqínqua Mongólia: um verdadeiro mestre na arte da mímica turística. Só há uma coisa que nunca entendeu: por que raio se chama Fidalguinho?