Braga, ainda que não seja o maior centro de produção de Vinho Verde, desde logo pelo seu caráter cosmopolita, é sem dúvida a capital da sua promoção. A sua importante dimensão cultural e gastronómica, bem como a elevada afluência turística, fazem da cidade um palco privilegiado para dar a conhecer e a provar estes vinhos tão distintos que são os Vinhos Verdes. E ainda que possas prová-los e apreciá-los ao longo de todo o ano nos nossos restaurantes, regularmente são organizados eventos especiais, quer no centro da cidade, quer nos concelhos do distrito bracarense, que dão a conhecer este néctar de uma forma próxima e ainda mais especial.
julho
VINHO VERDE FEST
Em julho, todos os apreciadores de vinho vêm a Braga, para o Vinho Verde Fest. E o nome deste evento não podia ter sido melhor escolhido, afinal, trata-se de um festival e de uma festa! Espaço de partilha de conhecimento, degustação, convívio e animação, o Vinho Verde Fest oferece um cartaz cheio de atividades, desde a feira de vinhos aos jantares onde o Vinho Verde se junta à melhor gastronomia, passando por provas e conversas com especialistas, concertos e um concurso para eleger os melhores vinhos presentes no certame. Acontece em plena Avenida Central, no coração da cidade, funcionando como um oásis de frescura em dias que costumam ser bem acalorados. Sabe mais em: www.vinhoverdefest.pt
setembro/outubro
ROTA GASTRONÓMICA VERDE COOL
A Rota Gastronómica Verde Cool junta o melhor de dois mundos: excelentes Vinhos Verdes com Petiscos de comer e pedir por mais. Durante um mês, entre setembro e outubro, esta iniciativa, que conta com dezenas de bares e restaurantes aderentes em Braga e noutros concelhos vizinhos, convida- te a degustares 1 copo de Vinho Verde acompanhado de 1 petisco exclusivo, por um preço muito fácil de engolir — para teres uma ideia, em 2023, esta combinação custava apenas €4. Como a própria organização afirma, esta é “a melhor maneira de acabar o dia”. Imagina só: esplanada, amigos, final de tarde, bom vinho, boa comida…. Irresistível!
Com vinte e muitos anos, nascido e criado em Braga, o Fidalguinho é o guia turístico mais acarinhado da cidade. Otimista, descontraído e muito falador, conhece histórias e piadas capazes de alegrar o espírito da pessoa mais empedernida. Em pequeno, já se destacava na rua do Souto, onde cresceu na mercearia da sua avó Maria. Aliás, é comum ouvi-lo a afirmar, orgulhosamente, ser a pessoa que mais subiu e desceu aquela mítica rua. Sempre de sorriso posto, não perde uma oportunidade de conhecer pessoas e de lhes mostrar o burgo pelo qual é apaixonado. Com uma energia contagiante, fala tão rápido que parece que as suas palavras estão a correr uma maratona! Encontra beleza em qualquer cantinho da cidade e basta que ouça a palavra ‘Braga’ para ficar todo arrepiado. Apesar de não ser fluente em inglês — nem em qualquer outra língua estrangeira, sejamos sinceros —, o Fidalguinho tem o dom de se fazer entender através de gestos cómicos e expressões faciais hilariantes. Consegue assim comunicar com toda a gente, venham da vizinha Espanha ou da lonqínqua Mongólia: um verdadeiro mestre na arte da mímica turística. Só há uma coisa que nunca entendeu: por que raio se chama Fidalguinho?