Cultivar os sentidos

Braga é um paraíso para todos os que fazem questão de quebrar a rotina dos dias com um banho de cultura. Teatro, música, dança, performances artísticas multidisciplinares, eventos que avivam as tradições… A lista é longa e a oferta é vasta. Esta agenda cultural, que todos os anos, mês após mês, se apresenta recheada e vibrante, prepara-se para ser especialmente rica em 2025, ano em que braga será capital portuguesa da cultura.

Por Fidalguinho

February 24, 2025

Onde a cultura acontece

THEATRO CIRCO

O palco mais prestigiado da cidade. Para além da belíssima sala principal, que recebe concertos e peças de teatro, entre outras expressões artísticas, conta com outros espaços complementares, nomeadamente um pequeno auditório. É aqui que está sedeada a Companhia de Teatro de Braga.

Avenida da Liberdade, 697

GNRATION

Espaço dedicado às expressões musicais e performativas contemporâneas, com ênfase na relação entre arte e tecnologia. Para além dos concertos de música, exposições e instalações artísticas, o GNRation oferece, através do seu serviço educativo, um conjunto variado de iniciativas culturais, como conversas com artistas, visitas guiadas e workshops, direcionados para diferentes públicos.

Praça Conde de Agrolongo

FORUM BRAGA

O maior espaço de eventos da cidade, dotado de várias salas e auditórios, capaz de receber mais de 20 mil pessoas em simultâneo. Se gostas de grandes eventos, protagonizados por nomes sonantes, seja da música ou do stand-up comedy, consulta a programação do Altice Fórum Braga.

Av. Dr. Francisco Pires Gonçalves

LIVRARIA CENTÉSIMA PÁGINA

Uma livraria que é mais do que uma loja de livros: é um espaço acolhedor, com cafetaria e esplanada. O facto de estar instalada num edifício histórico — a Casa Rolão, do século XVIII —, ajuda ao charme desta livraria, que organiza iniciativas culturais regularmente, como exposições e workshops.

Av. Central, 118

BIBLIOTECA LÚCIO CRAVEIRO DA SILVA

Livros são cultura, claro está. E aqui, para além de poderes folheá-los tranquilamente, também podes requisitar, a custo zero, os livros que mais te agradem, entre milhares de opções. Para além disso, a BLCS organiza regularmente iniciativas como concursos de poesia, lançamentos de livros, horas do conto, etc.

Rua de S. Paulo, 1

MERCADO CULTURAL DO CARANDÁ

Após uma primeira vida como mercado tradicional, o espaço foi requalificado sob supervisão do seu arquiteto original, Eduardo Souto Moura, e hoje acolhe projetos culturais ligados especialmente à dança.

Rua Cândido de Oliveira, 176

VELHA-A-BRANCA

Apresenta-se como um ‘estaleiro cultural’ e leva à letra 0 conceito de espaço de trabalho e construção. Neste bonito edifício do século XVIII a palavra de ordem é promover a criaçãoe a divulgação artística e cultural, dando palco a novos artistas e dinamizando diversos eventos como o Festival de curtas-metragens Fast Forward Portugal, as Conversas no Tanque, o Velhacine, as Novelas de Braga, ou o Café Scientifique. Outra das valências desta coperativa independente são os workshops e os cursos de fotografia e artes plásticas.

Largo da Senhora-a-Branca, 23

ESPAÇO VITA

Um auditório moderno e acolhedor, que recebe vários tipos de eventos, nomeadamente concertos, peças de teatro e espetáculos de comédia.

Rua de São Domingos, 94

Queres investir em arte ou conhecer novos artistas? Visita estas galerias.

Zet Gallery

Rua do Raio, 175

Forum Arte Braga

Av. Dr. Francisco Pires Gonçalves

Galeria da Estação

Largo da Estação, 40

Galeria Mário Sequeira

Quinta da Igreja — Parada de Tibães

Principais eventos culturais da cidade

ENCONTROS DA IMAGEM

Festival internacional de fotografia e artes visuais, que decorre habitualmente entre setembro e outubro, com exposições e eventos em vários pontos da cidade.

FESTIVAL PARA GENTE SENTADA

Festival de música centrado em ‘cantautores’, que se desdobra por diferentes palcos de Braga.

UTOPIA - FESTIVAL DE LITERATURA DE BRAGA

Passeios literários, conversas com autores, apresentações de livros e sessões com escolas são algumas das propostas desta recente iniciativa bracarense, que se realiza em novembro.

INDEX - DA ARTE E TECNOLOGIA

O INDEX é uma Bienal de Arte e Tecnologia, inserida no programa da cidade de Braga como Cidade Criativa da UNESCO para as Media Arts.

MIMARTE
FESTIVAL DE TEATRO DE BRAGA

As praças e as ruas da cidade são os palcos deste festival gratuito, que oferece tradução para língua gestual das peças apresentadas.
Companhias nacionais e estrangeiras com propostas que cativam públicos de diferentes idades.

FESTIVAL INTERNACIONAL DE FOLCORE

A cultura popular tem neste evento um animado ponto de encontro, onde se cruzam tradições portuguesas com as de vários países convidados. Costuma acontecer em julho, na Praça Municipal.

VAUDEVILLE RENDEZ-VOUS
FESTIVAL INTERNACIONAL DE NOVO CIRCO

O mais influente festival de artes de rua e circo contemporâneo. Com uma aposta clara na valorização e projeção do circo contemporâneo, onde o público é desafiado a tirar partido do património cultural.

BRAGA BARROCA

Somos convidados a participar nesta celebração da herança cultural bracarense, através da fruição de um programa único e diversificado de iniciativas que permitem partir à descoberta da riqueza e extensão do legado barroco na cidade.

BRAGA É NATAL

Em dezembro, a magia e o espírito de Natal invade as ruas, proporcionando o melhor das tradições natalícias. A Cidade fica de “porta aberta” a dezenas de concertos e performances de rua, exposições, cinema, oficinas criativas, fogueira de Natal, um bolo-rei gigante e um Mercado de Natal, onde decorrem inúmeros espetáculos de dança, teatro e concertos únicos.

SEMIBREVE

Um festival de música eletrónica e arte digital com projeção internacional, que se realiza desde 2011. O recheado programa distribui-se por vários espaços da cidade.

FESTIVAL INTERNACIONAL DE ÓRGÃO DE BRAGA

Momentos de erudição e conexão espiritual, mesmo para quem não é religioso. O cenário são as igrejas de elevado valor histórico e artístico da cidade, cujos órgãos de tubos são tocados pelos maiores artistas nacionais e internacionais.

FITU BRACARA AUGUSTA

Organizado pela Tuna Universitária do Minho, este festival conta já com dezenas de edições, merecendo o reconhecimento da academia e da população em geral. O Theatro Circo é o palco principal desta competição saudável entre tunas universitárias nacionais e estrangeiras.

FESTIVAL CULTURAL CONVERGÊNCIAS

O Minho e a Galiza unidos num evento que coloca em evidênca a identidade partilhada por estes dois territórios. Costuma incluir concertos, espetáculos de dança, colóquios e tertúlias, e realiza-se no primeiro trimestre de cada ano.

FESTIVAL ESTE OESTE

No Parque da Ponte, várias bandas de eletrónica, hip-hop e jazz sobem ao palco. As carrinhas de street food e o mercadinho com artesãos locais ajudam a animar o ambiente.

BRAGA BLUES

De forma a envolver toda a cidade, o Festival acontece em múltiplos locais emblemáticos de Braga. Favorecendo a diversidade e a criação de públicos o festival disponibiliza workshops, entrevistas e concertos.

FESTIVAL ARCADA

Festival de música dedicado aos instrumentos com arco, entre outubro e novembro. Concertos, recitais e masterclasses.

BRAGA E AS MEDIA ARTS: O FIDALGUINHO EXPLICA

Braga orgulha-se de ser Cidade Criativa da UNESCO no âmbito das Media Arts. Tal significa que a sua aposta nas expressões artísticas que juntam criatividade e tecnologia e o seu potencial de inovação, foram reconhecidos por aquela organização internacional, que em 2017 escolheu Braga para integrar uma rede de 350 cidades distribuídas por todo o mundo. O resultado são múltiplas iniciativas que promovem a inovação e a criatividade enquanto fatores de inclusão e sustentabilidade urbanas.