Cidade de mesa farta e estômagos aconchegados — e exigentes! — a nossa cidade pode orgulhar-se da sua oferta de restaurantes, tão grande em número quanto em qualidade. E se, por um lado, adoramos a nossa cozinha regional e os seus pratos típicos, por outro, também somos pessoas de abrir o apetite à aventura e conhecer novos sabores e novas formas de nutrir o corpo. É por isso que, em braga, há de tudo e para todas as ocasiões. E quando dizemos tudo, falamos também de bares e discotecas, onde podes dar continuidade a uma noite entre amigos, beber um copo e mexer o corpo ao som da batida do momento.
Almoçar durante a semana
Precisas de ideias para aquele almoço de dia útil, com boa comida a preços simpáticos? Aqui ficam 13 opções:
01.
Cozinha do Minho
Restaurante simples e tradicional, que oferece um menu de preço fixo ao almoço de 2a a 6a e que inclui pão, sopa, prato e café.
Praça Manuel Fernandes da Silva, 57
03.
Churrasqueira da Sé
O franguinho e outros petiscos grelhados na brasa nunca falham quando a fome aperta. A qualidade da confeção e dos ingredientes deste restaurante familiar, assim como a sua localização no centro histórico, atrai larga clientela.
Praça Manuel Fernandes da Silva, 57
05.
Mercado Bacalhoeiro
Uma bonita loja de bacalhau e produtos alimentares selecionados, que serve almoços de segunda a sexta. Aqui tens direito a sopa, prato, água aromatizada e café.
Rua Professor Carlos Lloyd, 47 RC
07.
F Beer House Tribunal
Comida de snack-bar, como pregos, francesinhas e hambúrgueres, servida com originalidade e humor.
Praça da Justiça, 55
09.
Centurium
Para um almoço de semana mais requintado, mas sem arruinar a carteira, sugerimos o menu executivo do Centurium.egunda a sexta. Aqui tens direito a sopa, prato, água aromatizada e café.
Av. Central, 134
11.
Aqui às 5
Não te deixes enganar pelo título: este espaço está aberto das 9h às 19h, o que significa que aqui podes almoçar à hora que te der mais jeito. A carta é fresca e leve, e durante a semana há um menu a preço fixo com sopa, prato (que pode ser uma tosta ou uma salada), bebida e café.
Rua Quinta de Cabanas, 21
02.
Tasquinha do Fujacal
É um dos restaurantes da cidade mais bem classificados nas plataformas de avaliação. O seu bacalhau à Braga é aclamado por todos, mas oferece outros pratos tradicionais deliciosos nas suas ‘diárias económicas’.
Alameda do Fujacal, 99
04.
Lua Cheia
Comida caseira no seu melhor, com ‘pratos do dia’ deliciosos que vão variando ao longo da semana, de acordo com a época do ano e o que há disponível no mercado.
Praça Manuel Fernandes da Silva, 57
06.
Taberna Velhos Tempos
Servir “cozinha rural para gente urbana” é a missão deste restaurante rústico, onde praticamente todos os pratos estão disponíveis em meias doses.
Rua do Carmo, 7
08.
Retrokitchen
O mood é vintage e descontraído, a comida é leve e caseira. O menu semanal ao almoço e inclui sopa, prato e café.
Rua do Anjo, 96
10.
Pecado da Sé
Outra opção para almoçar num ambiente cuidado, que no bom tempo oferece esplanada. Aqui podes optar pelo menu executivo, que inclui entrada, prato principal, sobremesa e bebida.
Rua do Forno, 22
12.
Pizza D’Artista
Também te acontece, à hora de almoço, dar-te uma vontade súbita de viajar até Itália? Se sim, sugerimos as pizzas de Valerio Fusco, que para além dos sabores genuínos, apresentam preços em conta.
Rua da Soutinha, 15
13.
Casa dos Coimbras
Seja na esplanada, se estiver bom tempo, seja no Café com Art, aqui há menu executivo de 2a a 6a. Inclui sopa, prato (há opções vegetarianas), pão e café, servidos numa atmosfera de elevado valor histórico.
Largo de Sta, Cruz, 23
REFEIÇÕES SAUDÁVEIS
Sim, a nossa cozinha tradicional é irresistível, mas não podemos negar que é calórica q. b. Para contabalançar, nada como fazer algumas refeições mais leves. A pensar nisso, fizemos esta seleção de locais:
CACOS D’HÓSTIA
Rua D. Gonçalo Pereira, 75
HIBISCUS (BUFFET VEGANO)
Largo de S. Francisco, 32
ANJO VERDE (VEGETARIANO)
Largo da praça Velha, 21
SANNO
Largo do Paço, 14
EAT FIT
Edif. GNRation e Mesh Padel
SEMENTE (MACROBIÓTICO)
R. José António Cruz, 65
GOSTO SUPERIOR (VEGETARIANO)
Praça Mouzinho de Albuquerque
SOUL ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL E DO BEM
Av. Central, 162 – Loja 6
Para um jantar especial
Uma noite não são noites! E ainda que goste de cozinhar — é especialista em rojões à moda do Minho! —, o Fidalguinho também gosta de ir jantar a lugares catitas e experimentar pratos criativos com sabores nossos ou de outras paragens. Quais os restaurantes desta lista que já experimentaste?
ARCOENSE
Av. Eng. José Justino de Amorim, 96
INATO BISTRÔ
Praça do Município, 7
BEM-ME-QUER
Rua Andrade Corvo, 8
INTIMISTA STEAKHOUSE
Rua de Santa Margarida, 47
CANTÉ FOOD & FRIENDS
Rua do Forno, 17
KARTILHO
Rua D. Afonso Henriques, 38
CENTURIUM
Av. Central, 134
O MANEL
Rua Quinta da Pedra, Nogueira
DONA JÚLIA
Estrada Via Falperra/EN309
TEMPO
Praça Dr. Francisco Araújo Malheiro
ESPERANÇA VERDE
Av. Dr. Artur Soares, 312
BRUNCH EM BOA COMPANHIA
Pequeno-almoço tardio ou almoço adiantado? O Brunch é as duas coisas: uma refeição preguiçosa, para fazer em família ou com amigos, que promete agradar até às crianças. E em Braga, não faltam espaços bonitos onde ‘brunchar’!
AQUI ÀS 5
Rua Quinta de Cabanas, 21
O AMOR VIVE NA COZINHA
Praça do Comércio, 90
GARDEN BRAGA CAFÉ
Praça Conde de Agrolongo, 182
Ó BRUNCH CAFÉ
Alameda do Fujacal, 93
MARIA LUÍSA
Rua do raio, 355
O GATO COMEU-TE A LÍNGUA
Av. Da República, 1850
MENDOÁ BRUNCH
Largo do Beco, 36
TOASTIE BRUNCH HOUSE
Rua Nova de Santa Cruz, 7
MÉZE BRUNCH
Praça Conde de Agrolongo, 71
SOUL
Av. Central, 162 – Loja 6
Pela noite dentro
Em Braga, não são só os universitários que gostam de sair à noite. Sobretudo no verão, quando as esplanadas da Sé e de outros recantos da cidade se enchem de vida, sabe bem conviver sem olhar para o relógio. Estes são alguns dos melhores refúgios noturnos bracarenses: